Pólvora: a solução da problemática segurança pública? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 09/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Mapa da Violência 2015, mostra que há aproximadamente 8 milhões de armas de fogo ilegais no Brasil. Além disso, segundo a ONU(,) 71% dos homicídios na sociedade brasileira são causados por armas. O que colabora para esses números? O Estatuto do Desarmamento não está cumprindo o papel a que se propôs em 2003? O que deverá ser feito para que os dados se tornem positivos?

O projeto, identificado como Estatuto de Controle de Armas, que está tramitando no Congresso Nacional, pretende deixar a lei sobre porte de armas por civis mais branda. Segundo este, a idade mínima para aquisição de uma (arma) passará de 25 anos para 21 anos. E mesmo, quem estiver sendo julgado por homicídio ou tráfico de drogas terá o seu direito garantido. Um dos argumentos dos defensores da proposta é que(,) assim(,) o governo terá mais controle sobre armas circulando pelo território nacional.

Realmente o país necessita de um maior controle relacionado às armas. Mas também, deve haver um rígido controle sobre quem as possui. A sociedade precisa estar consciente de que portar armas não é sinal de ostentação. Nem de lucros. (,) E sim, de segurança. Envolve vidas.

Em suma, o que garante a defesa da população são leis e órgãos de segurança pública. Desse modo, cabe ao Governo investir em segurança, criar leis e projetos, como o Estatuto de Controle de Armas. Porém, aplicá-los de forma correta e não com regras tão brandas. O Brasil não está preparado para uma lei armamentista.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto trazendo dados atuais e pertinentes sobre o assunto, mas no desenvolvimento há a impressão de que você será a favor do abrandamento da lei, enquanto na conclusão sua posição é oposta. Faltou um pouco de coesão entre a argumentação e a conclusão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200