Armas: Segurança ou insegurança? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 09/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O porte de arma de fogo hoje não é (de) difícil ter acesso, basta seguir a legislação de forma correta, e o indivíduo terá a sua. Mais Mas será que com o porte legal, a pessoa que a carrega consigo terá mais segurança? Ou as suas chances de ser uma vítima ainda continuarão as mesmas?

Dia após dia somos surpreendidos por notícias tristes, vítimas de armas de fogo, inocentes perdendo a vida, na maioria das vezes (em episódios) causados por um indivíduo que não tem acesso legal da à arma. E de onde vem essas armas? Vem de contrabandos, de importações e exportações ilegais, de tráficos, etc. Mais Mas afinal, o que deve ser feito para não ocorrer ser concedido o porte a quem não sabe manusear uma arma corretamente e que não tem como objetivo de adquiri-la para sua segurança? Deve-se criar organizações que explicam os malefícios e os benefícios de armas, como usá-las de forma correta, aconselhar os pais de crianças a ficarem atentos no que elas fazem e(,) principalmente(,) nunca deixar usar, pois a educação dada a à criança ainda pequena influencia muito para seu futuro, (deve-se) discutir em escolas sobre o assunto.

Uma pessoa que a tem (uma arma) como forma de proteção, engana-se, pois arma não traz segurança a ninguém, nesse caso ela ainda corre sim o risco de ser uma vítima, pois se comparar uma arma que um cidadão de bem pode ter e legaliza-la, com a de um criminoso(,) por exemplo, que usa fuzis, e metralhadoras, inegavelmente o cidadão estará inferior, pois a potência da arma do criminoso é bem maior.

Contudo, para que um cidadão não precise portar uma arma legal, precisa-se pensar na segurança nacional, intensificando o policiamento principalmente em fronteiras para evitar que estes arsenais cheguem ao destino dos criminosos e punir severamente esses indivíduos. (,) Evitando(,) assim(,) mais vítimas de armas de fogo e a criminalidade. Seguindo esse raciocínio(,) não seria necessário o porte de armas para garantir a segurança da sociedade.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200