O Porte de Arma de Fogo no Brasil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 09/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil o porte de arma de fogo é regulamentado pelo Estatuto do Desarmamento, esta é a lei que representa um grande avanço para a sociedade brasileira.

Desde a implantação da lei conhecida como Estatuto do Desarmamento, houve um decréscimo do número de mortes por armas de fogo, segundo dados do Ministério da Justiça. Outro fato importante é que a supracitada lei restringe o porte de arma, reduzindo o número de mortes por arma de fogo, e os crimes como roubo, que geralmente são praticados com o emprego de arma de fogo dessas armas. Esta lei contribui para uma sociedade mais saudável, porque diminui os casos de atendimentos hospitalares, amputações e (,) deficiências físicas, e traumas psicológicos, causadas causados por arma de fogo.

No entanto, alguns parlamentares estão propondo alterações no Estatuto do Desarmamento, diminuindo a restrição do porte de arma de fogo. Desta forma Isso contribuirá para aumentar o número de mortes, deficiências, roubos ocasionados por arma de fogo. Ou seja, poderá ocorrer casos de morte iguais as que acontecem nos E.U.A, que é um país, onde o porte de arma é liberado pela constituição americana.

A sociedade brasielira brasileira necessita organizar-se de maneira consciente e reivindicar mais restrições ao porte de arma de fogo, desta maneira contribuirá para uma nação, mais segura e saudável.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200