Falsa segurança - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 09/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    A legalidade da obtenção de porte de armas pela população civil é um problema para a segurança, pois o país já apresenta altos índices de violência e essa permissão acarretaria em um aumento do número de crimes, como homicídios, e geraria uma falsa sensação de segurança.

    A criminalidade é decorrente dos baixos investimentos no sistema de segurança pública. (,) com Servidores,em quantidade insuficiente, prova disto é o fato de áreas propícias ao crime permanecerem sem policiamento, a menos que os casos sejam noticiados, como os recorrentes assaltos e esfaqueamentos na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, (que) não recebem treinamento adequado, o que é favorável para erros ocorrerem; além (disso, policiais são) de serem desmotivados por ficar sem salário, o que aconteceu recentemente, também no Rio de Janeiro. Esses são fatos que impedem o desejo, e direito, de ter segurança ao ir e vir se concretizar, assim parte da população cria uma sensação de segurança na ideia de que podem suprir essa proteção levando uma arma consigo, que é falsa.

    Inúmeras vezes, em noticiários, a população foi aconselhada que a melhor saída para um assalto é não reagir a ele, uma vez que preservar a vida é sempre a melhor escolha, todavia um civil com armamento se sentiria apto a reagir, (.) contudo(,) este, mesmo que tenha treinado, não tem prática com situações reais, podendo causar um incidente maior, como uma bala perdida. Ou seja, a violência aumentaria com crimes de até mesmo de quem não desejasse cometê-los.

    Conclui-se que civis portarem armas é um equívoco, já que só favoreceria o enriquecimento da indústria Bélica e não diminuiria a criminalidade. A melhor solução para de fato haver segurança, seria um maior e contínuo investimento na segurança pública e policiamento em todas as áreas, especialmente nas de risco.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. Apenas atenção na organização das frases; evite frases longas que levam facilmente a problemas de pontuação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200