A violência não é algo novo nas sociedades humanas, está presente desde à a Grécia de Aristóteles as às atuais e modernas cidades europeias. Assim, pode-se dizer, não existe uma fórmula mágica para solucioná-la em tão pouco tempo. Contudo, pode-se se atenuá-la, e muito, através de leis, por exemplo. Tal como a Lei 10.826, conhecida como: Estatuto do Desarmamento.
Segundo pesquisa realizada pelo Mapa da Violência 2015, de 1980 a 2003, o número de mortes matadas por armas de fogo saltou de 8.710 para 39.325. Dados assustadores como esse, dentre outros, talvez tenham sido o principal motivo para a aprovação, em 2003, do Estatuto do Desarmamento. Esta lei, por sua vez, foi responsável por diminuir consideravelmente o número de mortes no Brasil.
Ocorre que, por mais perturbador que possa parecer, há políticos – com o apoio de uma parte da sociedade -, que querem “jogar no lixo” não só toda verba pública gasta para convencer os brasileiros de que o porte de arma de fogo generalizado é maléfico para toda a sociedade, como o trabalho para retirar milhares de armas das ruas. É isso que poderá ocorrer se esses políticos conseguirem deixar “menos dura” a atual Lei 10.826.
É difícil imaginar que as famílias brasileiras queiram que a venda de armas seja facilitada. Porém, se os serviços de segurança pública não fizerem sua parte, isto é, protegerem os cidadãos de forma digna – tal como cobra a Constituição do país – ideias perturbadoras, como a facilitação do porte de arma de fogo, poderão começar a surgir, mesmo que de maneira equivocada, como possível solução para que inocentes não fiquem reféns da violência.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |