Para que serve uma arma? Se não, para matar, mutilar e ferir gravemente um ser vivo. (?) Antes do Governo tentar cogitar, se deve ou não liberar o livre comércio de armas de fogo. (,) É dever dele, consultar a nação. Vivemos em uma democracia inderita. indireta, E o povo é soberano. Um assunto dessa magnitude é de interesse de todos, e não só (do) governo.
Depois de doze anos em vigor, a lei brasileira que restringiu a posse e o porte de armas de fogo no país está prestes a ser alterada pelo Congresso Nacional. Desde 2003, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826) vem sendo ameaçado por tentativas de revogação que agora podem ser concretizadas com a aprovação do Projeto de Lei 3.722/2012, que está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
O governo brasileiro não deveria se preocupar com a fabricação e a legalização das armas de fogo. Ele deveria se preocupar com os inocentes que perdem as vidas ou ficam sequelados por pelo resto da vida por causa delas. Deveria se preocupar com a educação. Em pagar um salário digno aos professores para eles(,) assim, formarem melhores cidadãos para o mundo.
Tudo o que acontece no mundo é uma questão de educação. Um país que não educa seu povo. Deve se preparar para as consequências. É constitucional que todos os brasileiros tenham, educação, saúde, moradia, trabalho e segurança. E não, uma arma. Já temos problemas de mais demais, precisamos de soluções. É na escola que se encontra a solução para um mundo melhor, o Brasil precisa de investimento nas escolas, nas pesquisas, o governo bom é aquele que acredita no seu povo. O diálogo ainda é o maior e o melhor caminho para desenvolver a humanidade. Enfrente e em frente. Armas não. Mais homens armados de amor.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título. Para que a frase fique correta, também é necessário empregar uma vírgula após a palavra "educação".
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |