Porte de armas em questão liberal.* - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 07/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

       Numa sociedade onde a discriminação é contundente e a salvaguarda é ineficaz, a liberação do porte de armas para a população é assinar contrato de óbito. O Brasil ocupa um lugar significativo no ranking de causas de homicídios causados por disparos de armas de fogo. A liberação deste tipo de armas pode até ser eficaz em países desenvolvidos, onde a proteção é uma prioridade civil. No entanto, o Brasil é um país em que a violência tem uma certa preponderância e o medo cerca a população, nesse caso, é necessária são necessários investimentos quantitativos na segurança, para que, deste modo, permita uma redução da violência, reduzindo, contanto o número de armas nas mãos da população, precisamente nas mãos de criminosos. 

          A assinatura que sancionou a lei de política de desarmamento em 2003, com leis mais rígidas e de restrições para portes de armas, fez com que o número de homícidios por causas de disparos caísse, em contraste com a ininterrupção do número de mortes, que só aumentava. Revogar essa política, é caminhar para um retrocesso evidente.

        Devemos restringir o uso de armas pela polulação e não oferecer à a elas um instrumento que possa matar e alargar a violência e a insegurança. 

        Atualemente Atualmente no país, o número de armas ilegais no mercado supera o de armas legais registradas, assim, podemos concluir que o uso desse tipo de material está sendo delimitado ao crime, portanto, precisamos abater esse porte na mão de criminosos, assim como moderar o uso legal com leis rigorosas.

        Mesmo que o novo projeto se intencione, de modo a tenha a intenção de proteger a sociedade civil, compromete a segurança pública, por isso deve-se manter a política de desarmamento, tal como assim como ampliar e melhorar ampliá-la e melhorá-la, (.) assim como, o governo(,) por meio do Ministério da Justiça e Cidadania(,) (deve) investir na proteção pública, empregando profissionais qualificados e reajustando os salários dos funcionários públicos que trabalham diretamente na preservação do povo, direcionando capital para a polícia investigativa, para que esta, possa(,) por intermédio tecnológico(,) impedir o tráfico de armas, conduzindo o resguardo das mesmas.  

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas seria interessante citar fontes de dados explorados, o que traria mais credibilidade à redação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200