É possível liberar o porte de armas de fogo - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 07/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

             O acesso e o porte de armas de fogo dividem muitas opiniões pelo mundo e principalmente no Brasil, de um lado quem gostaria que fosse liberado o porte de arma a toda população como meio de defesa(,) e de outro lado quem garante que tal atitude aumentaria a ocorrência de crimes. O maior problema da liberação é justamente quem adquire essas armas, então, o que deveria ser feito para liberar o porte de armas de fogo(,) porém não aumentar o caso de crimes?

             A arma por si só não causa mal algum ao cidadão, o problema são as pessoas que manuseiam o armamento e a finalidade que utilizam. Para ocorrer a liberação da PL 3722/2012(,) deve ser feito primeiramente um treinamento com os cidadãos, e deveria ser liberado aos poucos, por exemplo, primeiro às forças armadas e forças auxiliares, posteriormente a pessoas com treinamento e maior grau de instrução de ensino. Defender o porte de arma é defender o direito do cidadão de se defender, (;) em meio a à insegurança no Brasil(,) o porte de armas dá ao cidadão de bem o direito de defender a si e a sua família, não se tem segurança ao sair nas ruas, a população está a à mercê de criminosos que têm a certeza (de) que o cidadão não poderá reagir, pois, não tem meio de defesa.

             Diante de tantos apontamentos negativos realizados por pessoas a favor do estatuto do desarmamento, causa dificuldades para é difícil aceitar a liberação de armas. No entanto(,) uma população bem instruída, com educação de qualidade, oferta de empregos, condições de vida não precisam usar as armas para cometer crimes, logo, anteriormente a tudo que foi exposto, devem ser feito feitas melhoras na educação e na economia, criando cidadãos de bem, (.) isso, além de tudo, trará muitos outros benefícios ao país, e não só a possibilidade de armar um povo(,) sem receio que todos se tornem criminosos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor fatos e dados relacionados ao assunto, para embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200