Fogo contra fogo - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 07/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Cada vez mais escutamos noticias sobre roubos e latrocínios, denunciadas pelas mídias e nas redes sociais. (,) Demonstrando como a insegurança prevalece nas ruas. Com este fator iniciou-se um projeto que tenta viabilizar a posse de armas para civis. Contudo(,) aumentar apenas o número de armas nas ruas estaria sendo seria benéfico ou maléfico?

Embora tentem relacionar o direito de se armar com legitima defesa, sabemos que o indivíduo apenas aumenta seu risco de vida. Em um assalto, caso os meliantes encontrem sua arma(,) podem facilmente confundi-lo com um policias policial a paisana.

Também há o problema de não ser exigido nem um nenhum treinamento. Ao tentar reagir(,) o assaltante também irá se defender, e sem o preparo adequando existe apenas uma certeza, de que ambos podem não apenas se ferir como pedestres estarão no fogo cruzado.         

Tendo todas essas variáveis apresentadas, concluímos que sim(,) é uma decisão maléfica. Temos como exemplos outros países que(,) ao concretizar este projeto(,) tiveram um crescente número de massacres e vítimas de tiroteios, como no caso da boate em Orlando. Possíveis soluções seriam o aumento da vigilância e do número da frota de seguranças pelos bairros. Devemos enfraquecer e  desencorajar as ações por parte desses infratores(,) e não usar mais armas contra armas.

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar mais dados concretos e fatos sobre o assunto, para enriquecer a argumentação. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200