A problemática do porte de armas não é questão de conservadorismo ou radicalismo, mas algo que diz respeito à segurança pública. Os brasileiros, diante das atrocidades que inundam o cotidiano, trazem à tona esta polêmica questão, defendida apenas pelos desinformados.
Isso porque, como comprovam os dados obitidos obtidos pela Ipea, o aumento de 1% na quantidade de armas de fogo em circulação eleva em até 2% a taxa de homicídios, ou seja, o porte de armas agrava a situação de violência que, supostamente, deveria solucionar.
Além disso, tal proposta pretende transferir a responsabilidade do Estado para a população, isto é, por meio da legislação e do policiamento a segurançao deveria ser garantida, todavia, enquanto há ineficácia entre essas políticas, a população busca se proteger com a ausência das mesmas.
Impossível de garantir essa proteção a partir de uma Guarda Nacional, como ocorreu no contexto conturbado do período Regencial, (;) os brasileiros revivem o cenário de violência e temor enquanto buscam na ilegalidade alguma salvação. Verifica-se, portanto, a proliferação de armas não registradas, o aumento do tráfico e o retrocesso histórico.
É importante ressaltar que, embora haja urgência na garantia de segurança, a solução não reside no armamento civil, e sim no aprimoramento quantitativo e qualitativo dos profissionais(,) de modo que supra as necessidades da população.
Para tanto, a sociedade necessita, prioritariamente, de informação para compreender o cenário sociopolítico do país. Logo, o governo deve, por meio de palestrar palestras públicas e introdução de aulas, abordar temas de sociologia e atualidades. Analogamente, deve investir na segurança pública, disponibilizando mais policiais, patrulhamento e eficiência nos processos burocráticos relacionados à violência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |