O Direito de defesa deve ser preservado - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 07/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    O recente massacre ocorrido em Orlando(,) nos EUA, que deixou 49 mortos e cerca de 50 feridos em uma boate gay, fez ressurgir o debate sobre a posse de armas pela população civil. No Brasil, há mais de uma década está em vigor o Estatuto do Desarmamento, que restringe a posse e o porte de armas de fogo. No entanto, o Projeto de Lei 3722/12 pretende mudar esse cenário. Muitos especialistas concordam com a proposta, já outros a veem como um escândalo.

    O Estatuto do Controle de armas, como é mais conhecido o PL 3722/12, diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para comprar armas de fogo. Além disso, concede a qualquer cidadão, que cumpra alguns pré-requisitos, o direito de posse e porte das mesmas, ainda que respondam a inquérito policial ou processo criminal. Tal Projeto segue agora para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

    A incapacidade do Estado de proteger os cidadãos e o direito à autodefesa têm motivado muitos a apoiarem essa proposta de lei. O fato de um grande número de pessoas possuírem armas nem sempre proporciona altas taxas de mortes. A África do Sul, onde existem 13 armas de fogo para cada 100 habitantes, apresenta um dos maiores índices de mortes a tiros do mundo.

    Portanto, o direito de defesa de cada ser humano deve ser preservado. Todavia, para um país vencer a criminalidade é preciso investir em educação. Formar cidadãos conscientes e honestos seria uma maneira de neutralizar os homicídios. Ao passo que permitir às pessoas que se defendam é algo aceitável, pois o policiamento não se encontra em todos os lugares e momentos. Tornar mais rígidos os pré-requisitos para se ter uma arma de fogo é uma medida necessária. Porém, a verdadeira harmonia entre as pessoas será alcançada através do respeito e do diálogo.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

O texto aborda o tema proposto, porém não ficou claro seu posicionamento. A introdução está ótima, o desenvolvimento dá a entender que você é favorável às mudanças propostas, mas na conclusão afirma que é preciso tornar mais rígidos os pré-requisitos para porte de armas. Observe que o texto ficou sem coesão. Pense melhor na questão e trabalhe em um desenvolvimento e conclusão coerentes entre si.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200