pulmão do Brasil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 06/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo, nela se encontra uma biodiversidade extensa, ecossistemas abundantes, disponibilidade hídrica e com clima equatorial predominante. No entanto, ao analisar sua vasta vegetação, é possível afirmar uma grande desordem ambiental. Isso se evidência não só pelo desmatamento ilegal do comércio de madeira, mas também caça ilícita de animais protegidos.

Desde que os Portugueses chegaram aqui, em 1550 até 1970, o ritmo de desmatamento começou e continua até hoje em nível descontrolado. Esse prejuízo tem gerado complexidades enormes, pois incluem ao meio os índios, danos ao nosso país e contribui também para o agravamento do aquecimento global. O mercado de madeira é muito lucrativo, com isso pessoas inconsequentes acabam destruindo áreas preservadas, cometendo crimes contra o meio ambiente. Recursos que poderiam gerar bens lucrativos de modo sustentável, hoje em dia são vistos como problemas dificilmente de serem resolvidos.

Além disso, Outra preocupação constante é a procura proibida de animais silvestres na floresta. Atitude essa que tem contribuído para uma séria preocupação, pois já foram feitas pesquisas que comprovam o risco de extinção de várias espécies. É possível afirmar que, a caça desses seres da natura, trouxe e trás muitos benefícios aos participantes de tal crime, assim levando-os a arriscar sua liberdade a fim de garantir um conforto melhor sem esforço. São pessoas imprudentes que não pensam no futuro e na saúde física dos animais que na maioria das vezes não suportam o sofrimento no decorrer de sua transportação, no entanto, os que conseguem sobreviver chegam bastantes feridos sem condição alguma de sobreviver.

O governo, portanto, deve ser mais rígido em questão da proteção da floresta. É necessária a contratação de mais pilotos para a vigilância dessa zona territorial, aliada desse modo com planos inovadores criados pelos responsáveis. A sociedade também precisa se conscientizar do risco que se encontra a região norte brasileira, alertando a todos através de palestras, e projetos educativos que colaboram para uma melhoria da chamada “pulmão do Brasil”. Nesse sentindo buscando progredir na qualidade e saúde do meio ambiente. Só assim, o Brasil atingirá um novo patamar no seu desenvolvimento.

Comentários do corretor


Fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos. Atenção ao tema proposto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     0


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200