O porte de arma para aqueles que estejam capacitados para possui-las - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 06/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O porte de armam armas de fogo pela sociedade civil é um tema atual que gera bastante discursões discussão na mídia. O armamento é um aliado para defesa pessoal de quem o porta, para a própria proteção e da família. É certo que(,) em uma sociedade democrática como a nossa, que o cidadão tenha o direito de escolher querer possuir ou não uma arma. Entretanto, a autorização para tal deve estar vinculada à avaliação psíquica do indivíduo, treinamento especializado e lugar seguro para guardá-la.

Em uma sociedade violenta (como a) em que vivemos, o uso de uma arma se faz necessário para melhorar a segurança de quem a porta, protegendo a si, e a à família, onde por exemplo, um possível criminoso sentirá receio em abordar quem está armado. Neste caso(,) o porte de arma evitará uma possível prática criminosa. Olhando nossa história, percebemos que foi pago um alto preço pela democracia e liberdade de escolha, assim uma pessoa deve ter autonomia para assumir ou não a responsabilidade de carregar este instrumento de defesa(,) pois o mesmo pode salvar uma vida. Vale lembrar que nossa Constituição de 1988 considera a vida humana de* mais grandioso, onde o Estado e a própria sociedade têm o dever de protege-la.

A violência urbana diminuirá na exata medida em que o cidadão capacitado possuir uma arma. Assim, haverá um declínio do comércio ilegal de armas(,) pois a venda das mesmas está regularizada pelo Estado. Porém, este instrumento é algo sensível e delicado, devendo seu porte está estar restrito àqueles que apresentem requisitos para obtê-la obtê-lo. Devendo as autoridades cabíveis (devem) realizar exames psicológicos, para averiguar a situação mental dessas pessoas que almejam possuir uma arma. Assim também os mesmos devem realizar treinamentos para se capacitar no manuseio. E(,) como último critério e não menos importante, o indivíduo deve possuir lugar seguro para guardá-la(,) principalmente longe das crianças.

Portanto, podemos perceber que o uso da arma irá trazer segurança e diminuir a violência, como roubos, assaltos e homicídios. Toda via Todavia, para que o cidadão possa receber autorização de porte, é preciso que esteja capacitado para portá-la, onde o Estado estabelecerá critérios para tal realização. Assim, a sociedade estará segura nas mãos das pessoas certas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e verbal, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas faltam dados que ajudem a embasar a argumentação, além de contra-argumentação em relação ao ponto de vista oposto. Esses são critérios importantes para a persuasão em um texto dissertativo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200