No Brasil, o acesso a armas por civis foi restringido pelo estatuto do desarmamento, em vigor desde 2003. Contudo, grupos contrários têm tem ganhado força, pretendendo revogar parte do estatuto com o PL 3722/2012(,) já em tramitação, haja vista que o cidadão de bem tem direito à segurança e (,) que o Estado proporciona a ele somente no papel.
Financiado pelas indústrias armamentistas, o PL 3722/12 pode ter êxito, pois o estatuto referido desarmou a população e a deixou refém dos criminosos, os quais são os maiores beneficiados pelo regulamento.
O acesso a armas, além de proteção contra infratores, também é uma maneira do cidadão de bem defender-se do Estado repressor, assim pensam alguns idealistas norte-americanos.
O cidadão de bem, portanto, deve ter acesso a armas para garantir seu direito à segurança. Para isso, deve-se legislar uma regulamentação adequada, com critérios para o acesso, capacitação, responsabilidades, fiscalização e controle pela polícia federal. Cumprindo, assim, o texto constitucional: “segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em dados sobre o assunto e nos próprios argumentos. O que seria um "cidadão de bem", em seu ponto de vista?
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |