Estado desenvolvido - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 06/07/2016

Status:

Corrigida
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No Brasil, o Estatuto do desarmamento(,) formulado em 2003, tornou mais rígida a compra de armas legalizadas, (.) desde então, se o cidadão desejar possuir algum armamento(,) ele precisa ter mais de 25 anos, passar por exames psicológicos, justificar a razão da posse, entre outras exigências.
Apesar de pesquisas comprovarem que o número de homicídios caiu após a lei, vem sido debatido debatida a legalização liberação do da posse de armas à a civis, (.) a grande violência que o país vive, tornou o a discussão ainda mais frequente. No entanto, a sociedade deve estar ciente (de) que é dever do estado defender a sua população(,) e que não se deve entregar armas a pessoas incapacitadas psicológicamente, . além de poder causar inúmeros acidentes, se a auto-defesa se tornar a peça chave contra a violência(,) muitos civis estariam em desvantagem, pelo simples fato de nem todos terem a capacidade de tirar a vida de alguém. 
Países como Japão, Austrália e Reino Unido não têm liberdade armada, e ainda assim, indicam um número muito baixo de violência comparado ao Brasil, pois são países desenvolvidos, onde o nível de criminalidade é baixo.
O nosso país devia(,) então, adquirir um sistema de país desenvolvido. Fazer uma reforma na sua justiça, criar leis mais rigorosas e que sejam bem executadas, preparar melhor os nossos policiais para que a sociedade voltasse a confiar nos mesmos e elaborar novos projetos educacionais que mudem de verdade as oportunidades dos jovens, consequentemente, diminuindo o número de criminosos.
 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), e ao emprego da crase.  verbal, ao emprego de letras maiúsculas e minúsculas e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com uma argumentação bem embasada e exemplos pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200