Armas: monopólio versus liberalização - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 05/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     No romance "Laranja mecânica"(,) de  Anthony Burgess, uma sociedade futurista é marcada pela "cultura" da ultraviolência, na qual jovens praticam agressões físicas, morais e, inclusive, sexuais aos outros sujeitos da trama. Tal conjuntura, embora fictícia, também pode ser notada no Brasil atualmente, uma vez que a violência e a criminalidade são visíveis. Este fato impulsiona discussões sobre a permissão ou a restrição de porte de armas no país.

     Desde a formação dos Estados modernos no século XV e das limitações de fronteiras dos países recém-industrializados no século XIX, foi estipulado que o uso da força ( conjunto de ações e artefatos que promovem a ordem através de tecnologias mortíferas) é monopólio do Governo. Todavia, a sensação de insegurança incentiva uma parte da população a aderir positivamente às ideias de legalização do uso de armas de fogo, pois, dessa forma, os cidadãos também poderiam assegurar seus próprios atos de defesa contra a tão presente violência na sociedade atual.

     No entanto, há quem discorde desse processo de legalização do porte de armas, pois afirmam que o aumento da circulação desses objetos é proporcional ao crescimento da violência no cotidiano. Em Junho de 2016, 49 mortes foram registradas por conta de um atentado a uma boate LGBT nos Estados Unidos. A intolerância e a homofobia foram um dos motivos que fomentou fomentaram esse ato criminoso e a facilidade, ainda grande, de aquisição  de armas em alguns estados americanos possibilitou, de forma desumana e ciente, o massacre daquelas 49 pessoas. Portanto,a liberalização do porte de armas promoveria algo similar à "Lei de Talião"(,) presente no Código de Hamurabi: "justiça" e "defesa" próprias embasadas por juízos e considerações particulares.

     Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse cenário. O terceiro setor - composto por associações de entidades que buscam se agruparem em busca de melhorias para a sociedade- deve informar, por meio de mais palestras e grupos de discussão, as famílias de todo o Brasil sobre os perigos do porte de armas de fogo. Por fim, o Governo deve solidificar as campanhas de desarmamento e intensificar os investimentos no setor de segurança pública.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à regência. 

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, fazendo uma análise de argumentos pró e contra e demonstrando firmeza na posição escolhida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200