A arma é a educação - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 05/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Presente na sociedade, a violência é sempre um problema de grande visibilidade no mundo, principalmente no contemporâneo. Umas das alternativas para evitá-la, é o direito de porte armas. Porém, evitar violência tendo um instrumento que (a) efetua-a, é digno de discussões. Em um país no qual a criminalidade é de índice alto, possuir uma arma seria uma maneira de ocultar o problema e incentivar o uso dessa. Se há uma fragilidade no mundo, liberar o uso de armas não irar deixará a hostilidade decair.

Presenciamos uma forte intolerância, que se manifesta por meio do ser humano ser predestinado a acreditar em apenas uma verdade, a verdade absoluta. Fortes ideias ditatoriais em que todos devem ser iguais, anulando o nosso livre arbitro arbítrio. Esse recurso, é um dos motivos para violência se propagar. O A posse de armas, que seria uma fonte de segurança, designaria o contrário. Cidadãos em conflitos, por adotarem uma única verdade e por viverem em uma sociedade que os pressiona (a) seguirem determinado padrão, não teriam estrutura psicológica para manusear algo que pode tirar a vida de um ser humano.

Outro aspecto que precisa ser pontuado nas discussões, é o combate à violência e não à a manutenção. Se há uso necessário de armas, entende-se que há um sistema falho. Para isso, a população teria que adotar novas medidas no combate à violência e não liberar a arma que (a) incentiva-a. A educação é uma medica medida, porém é gradativa e merece esforço. Com ela, formaram será formada uma juventude que terá respeito e(,) sobretudo, empatia com o próximo. Assim, (essa juventude) exercerá a constante busca pela solução de problemas sem o uso de qualquer tipo de violência.

Nesse contexto, entende-se que a arma não será uma medida eficaz, só vai proporcionar uma falsa ideia de segurança e(,) assim, o problema irar persistirá. A população deve agir integralmente integradamente. As escolas e as famílias, com a ajuda de psicólogos, trabalhariam métodos (didáticos) de combate à violência didáticos. O governo, disponibilizariam palestras e propagadas em grandes mídias e reforçaria o sistema de segurança. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que pode-se usar para mudar o mundo. Desse modo, se há alguma arma que devemos usar, é a educação.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e verbal, ao emprego da crase e à coesão frasal. 

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, fazendo uma análise de argumentos pró e contra e demonstrando firmeza na posição escolhida. No entanto, é possível explorar melhor dados e exemplos cotidianos que ajudem a embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200