- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 05/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

  No (ano) de 2003, tramitou um projeto no Congresso Nacional, cujo o seu teor era a, liberação do porte de arma de fogo para a sociedade civil, o qual foi aprovado no plenário, porém rejeitado pela população. Diante disso, algumas restrições do projeto de lei (PL) 3722/2002 poderão ser revogadas. No entanto, a criminalidade já está aumentando na sociedade brasileira e como a permissão do porte do revólver, ela era irá crescer gradativamente.

  Além disso, veicula-se em meios de comunicação roubos com porte de arma, o que é ilegal no país para pessoas que não possuem registro, mas se a vítima estivesse armada provavelmente esta iria atirar no assaltante, ocasionando a morte dele, ou a de ambos. Dentro dessa perspectiva, vemos também o aumento da criminalidade no país, porque muitos cidadãos estão envolvidos com ela, alguns deles são menores de idade. Outro fator importante é o crescimento da discriminação e da homofobia, porque existem grupos homofóbicos na nação brasileira, os quais torturam os homossexuais.

  Diante disso, em determinados países o porte de armamento é permitido, cita-se os Estados Unidos, o qual recentemente sofreu um atentado dentro de uma boate LBGT, ocasionando o orbito óbito de aproximadamente 50 pessoas e deixando quase 51 cidadãos feridos. Mas há nações em que não permitem o uso do revólver para todos, como por exemplo: a Austrália.

  Portanto, o governo federal pode exibir documentários, exemplificar as causas e consequências da liberação do armamento, como também o que vai ser alterado nesse projeto, entretanto, o governo deve investir em campanhas de diversidades de gênero, cultural, religiosa, racial, entre outros, juntamente com as instituições privadas, caso haja uma redução da violência em todo o contexto social, ou seja, quando todos se respeitarem, independentemente de aceitar ou não, mas o respeito sim, esse é crucial. O governo poderá realizará uma consultar popular, pois a aprovação ou a rejeição das alterações desse projeto afetará o povo.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso devido de pronomes e conectivos.

O texto aborda o tema proposto, porém seu posicionamento não está claro. A dissertação demanda um posicionamento, e não apenas exposição de fatos acerca do assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200