Porte de armas no Brasil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 05/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No ano de 2003, foi aprovado no Brasil o Estatuto do desarmamento, restringindo o uso de armas de fogo na sociedade. Após 12 anos, um Projeto de Lei no Congresso pretente revogar o Estatuto, facilitando e ampliando o acesso no país.

Segundo pesquisa, desde que foi aprovado, o Estatudo do desarmamento, mais de cem mil pessoas deixaram de ser mortas no Brasil e o número de homicídios teve queda.

Mas, atualmente, com o aumento da violência e deficiência da polícia e outros profissionais e do Estado em combatê-la, a população brasileira sente necessidadede de ter o direito a se defender contra os bandidos(maioria armados), para maior segurança, pois estão com medo de sair ou ficar em suas residências devido a à grande criminalidade que enfrentam no dia-a-dia.

Caso o projeto seja aprovado, a pessoa, que deverá ter 21 anos ou mais, vai cumprir requesitos requisitos mínimos, como passar por exames psicológicos para conferir se não tem problemas mentais e está apta para o porte de arma. Ela também deverá ter curso de tiro.

Se o Estado e profissionais não garantem boa segurança a à população, logo ela tem direito de defesa e ao porte, usando a arma apenas para a necessidade de proteção contra criminosos; e não utlizá-la em brigas à toa, como atribuem os contrários ao Projeto de lei se ele for aprovado*.

Comentários do corretor


* Como o Estado pode garantir que a arma será usada apenas em caso de legítima defesa? Desenvolva melhor sua conclusão.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas a conclusão deixou a desejar, pois citou um argumento contrário à sua posição, mas não contra-argumentou, tornando a conclusão superficial e facilmente refutável.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200