O uso e porte de armas entre os cidadãos está sendo bastante discutido, sendo ele o maior causador de mortes no Brasil.
De modo que, aquela arma guardada para ser usada em casos extremos, que seria em legítima defesa, não está sendo usada com essa finalidade. E em algumas situações a arma requerida não é para este fim; e muitos não se preocupam com os perigos em a que a pessoa portadora de arma de fogo está sujeita, (.) são muitos(,) inclusive um deles seria armamentos no mesmo ambiente em que crianças, as quais poderiam acabar sendo sujeitas a uma fatalidade. E pessoas que não sabem e nunca lidaram com armas e portarem uma, pode ser um grande risco(,) podendo acontecer um incidente que tire a vida de uma pessoa.
Ainda que esses sejam alguns dos motivos, já é o suficiente para que se pense duas vezes antes de se adquirir uma arma. Também é muito importante o fato de que Senadores e Deputados estejam discutindo sobre o assunto e propostos a tornar a lei mais rígida(,) restringindo o uso e a posse de armas, que nas mãos de inexperientes podem resultar em tragédia.
Por conta disso é necessário que sejam tomadas medidas para que a lei se torne mais rígida(,) restringindo o uso para a população, para que se diminuam os números de mortes causadas pelas armas de fogo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma argumentação mais baseada em fatos concretos, que ajudem a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |