Porte de armas. Defesa ou risco? - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 05/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Violência urbana. Essa questão, gera diversos debates na sociedade, dentre esses, um dos mais polêmicos é a legalização do porte de armas para a população civil. Diversos países possuem leis que possibilitam a compra de armas por parte da população, e, as consequências dessa permissão têm gerado um amplo debate.

Em primeiro lugar, os grupos que defendem o porte de armas para civis, alegam que esse é um direito do cidadão, para que o mesmo, consiga defender-se da violência. Além disso, argumenta-se também, que a proibição não inibe a compra de armas e munições por parte de criminosos, visto que, as autoridades não conseguem inibir o mercado ilegal, dessa forma, a proibição atinge somente pessoas de bem. 

  Por outro lado, os que são contra a legalização, argumentam que, a ausência de treinamento especifico para o uso de armas de fogo pode representar um risco a mais para a sociedade, visto que, um simples descuido com um artefato deste tipo é capaz de gerar consequências graves. Outrossim(,) defende-se que, o julgamento deve ser feito exclusivamente pelo Estado, que possui conhecimento especifico para esse fim.

Por fim, a pesar apesar da existência de prós e contras, os índices em países que apresentam leis específicas para possibilitar o porte de armas por parte de civis, como Suíça e Estados Unidos, demonstram que as chances de uma arma causar homicídios ou acidentes é expressivamente maior que as chances desse ser usado usada como instrumento de legítima defesa. Esse fato se comprova através de acontecimentos como o ataque ocorrido na cidade de Orlando, em Junho deste ano, em que um atirador matou 49 pessoas dentro de uma boate destinada ao público LGBT. Logo, o porte armas configura uma ameaça, principalmente diante (de) problemas como a intolerância e o preconceito.

   Entende-se(,) portanto, que diante dessa questão é necessário agir com cautela. Primeiramente, é dever do estado investir em medidas que possibilitem o desarmamento de criminosos, assim com uma repreensão repressão enérgica contra o mercado ilegal de armas, afim a fim de reduzir os índices de violência. Outrossim(,) oferecer treinamento adequado para policiais, pois esses, diante de preparo e aparato especifico, são responsáveis por garantir a defesa da população.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com argumentação bem embasada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200