O porte de arma pela população civil tem sido um assunto evidentemente comentado nesses últimos dias, devido aos ataques terroristas acontecendo ao redor do mundo. O que muitos alegam é que essa seria uma solução para nossa própria segurança, porém esquecem que cidadãos armados sem um devido treinamento geram cada vez mais violência.
Se as maiorias das pessoas são contra a morte, consequentemente será contra o porte de armas, pois segundo os dados da ONU mostram que mais armas acarreta em mais mortes, porque com a autorização dessas armas, maior número de pessoas sem um preparatório antes irá portá-las, assim(,) em qualquer momento que achar (que) está em “perigo”(,) irá disparar contra a vida de outra pessoa. Ninguém precisa de armas para viver, se as têm é porque em algum momento da vida tem a intenção de utilizá-las. Liberar essas armas só dificultaria o trabalho policial, aumentando o número de pessoas criminosas andando com elas. Os ataques terroristas nos mostram isso, eles têm uma ideologia e o acesso a armas, espalham suas ideias causando medo ao redor do mundo,atacando as pessoas inocentes. Colocar armas de fogo nas mãos de quem não sabe lidar com elas só ocasionará mais mortes.
Portanto, diante desses fatos o governo deveria proibir as vendas de armas, terem leis rigorosas com as pessoas que forem pegas portando-as elas, também ter maior monitoramente monitoramento contra o tráfico de armas, (.) para que isso veja seja feito(,) a polícia tem que está estar extremamente treinada e preparada para enfrentar a violência em todas as suas formas. Pois menos armas significam menos mortes.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto faltou citar exemplos atuais sobre o assunto que ajudariam a embasar melhor a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |