Legitima* defesa - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 04/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

                Ostentamos uma Constituição cidadã que afirma: “Todos são iguais perante a lei”.   Todavia(,) um marginal preso pelo porte de armas fica preso algumas horas(,) enquanto acontece o mesmo com um trabalhador  que será prejudicado mais que o marginal(,) com o risco de até perder o emprego.  O projeto de Lei 3722/12 deve ser aprovado para o cidadão ter o direito de exercer sua legítima defesa.

                Alguns noticiários apenas difundem o aumento de homicídios a partir da década de 80, naquele tempo as armas não eram fabricadas em larga escala. Entre muitas questões(,) será que há consideração de(,) no mínimo(,): - considerar  o aumento da população? o acesso se tornou mais fácil para aquisição de armas? Qual a participação dos policiais corrompidos? Há capacidade de fiscalização?   Se a pena é branda para o marginal(,) o contrário acontece com o trabalhador(,) uma pena duríssima(.) e para haver igualdade(,) que seja liberado o porte de arma.

                Que adianta proibir o uso de arma?   A pena é branda para o marginal.  Nem as forças armadas, quem dirá a polícia conseguirá fiscalizar a extensa fronteira do Brasil com objetivo de barrar a entrada de armas ilegais pelo contrabando.   O delinquente(,) consciente (de) que o cidadão pode se defender até a chegada da polícia, não cometerá crimes.   Os requisitos exigidos no projeto de revogação do desarmamento terá entre eles: - documentos pessoais, investigação de antecedentes criminais e protocolos de uso do dispositivo sujeito a à pena de porte ilegal de arma.   Com as exigências(,) o cidadão que quiser deverá ter grandes conhecimentos deste equipamento e ainda em qual ocasião é possível utilizar: “legitima defesa”.

                O projeto de Lei 3722/12 veio para restituir o direito do cidadão comum (de) se defender pelo direito de alegação da legitima defesa.  Não há condições de fiscalização, do contrabando de armas, por qualquer órgão da federação(,) e ainda deve-se considerar a corrupção de policiais.  O projeto de Lei regula quais as situações são permitidas para utilização, salvo, óbvio, legítima defesa.

Comentários do corretor


* Legítima

Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto, porém faltou desenvolver uma argumentação mais embasada em exemplos e dados reais sobre o assunto. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200