Representantes dos ricos! - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 15/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um governo que investe 40 milhões de reais para construir muros para separar as favelas da mata atlântica, é um governo que não tem amor ao povo, pois este dinheiro é simplesmente jogado fora, pois a história descreve que muros são construídos para serem derrubados.

O dinheiro jogado fora seria muito melhor reinvestido nos três fatores de serviços básicos de uma sociedade de um país, que são educação, saúde e segurança, investidos dentro da favela, iria melhorar muito a vida do povo abando pelo governo que mora-lá. Outro destino que poderia ser tomado este dinheiro, seria investir em projetos sociais que tiram as crianças das ruas, projetos de alfabetização para a população, projetos que conscientizam a população sobre a mata atlântica.

O que é mais curioso neste projeto é que ninguém será privilegiado, nem os governantes, nem os moradores das favelas e dos bairros nobres e nem a mata atlântica. Com o passar do tempo o muro querendo ou não irá ser derrubado, e a mata atlântica continuará sendo devastada, os governantes que representam e defendem os burgueses que moram nos bairros nobres iram ser prejudicados  pois as casas desvalorização com o avanço da favela, no final de tudo quem vai sair perdendo vai ser os moradores das favelas, e que estas mesmo só tendem a crescer, aumentando a violência, o tráfico, trabalho infantil, mão de obra direta e muito outros problemas sociais.

            O único objetivo deste projeto é defender os interesses dos ricos, nada mais. Porque ao invés de construir muros, não constroem casas, para os moradores das favelas, assim, todo acabaria saindo ganhando. Este projeto prova que os políticos só defendem os interesses dos ricos.

Comentários do corretor


1: Evite a repetição de palavras. Procure por sinônimos no dicionário para melhorar seu vocabulário e se expressar melhor.

2: Mata Atlântica se escreve com as iniciais maiúsculas.

3: Procure não utilizar marcas da oralidade em seu texto, pois uma boa redação prima pela linguagem culta, formal e objetiva.

4: Fique atento à concordância verbo-nominal. Este é um quesito que conta valiosos pontos nas correções de vestibular.

5: Cuidado com o uso da vírgula. Ela não pode separar sujeito de predicado.

6: Tome cuidado na hora de desenvolver seu raciocínio, pois as frases podem ficar "emendadas" e não fazerem sentido para quem faz a leitura de sua redação.

Avaliação Geral: Tiago, seu texto apresenta vários problemas, principalmente no que diz respeito ao vocabulário, à ortografia e à gramática. Você também precisa melhorar a disposição de suas ideias, pois seu texto não apresenta uma boa estrutura, o que torna difícil sua leitura e compreensão. Verifique se está reservando parágrafos completos para introdução, desenvolvimento e conclusão, pois essa divisão torna mais fácil a tarefa de escrever e se expressar. Fique atento também para as ideias contidas em seu texto, para que você não se baseie no senso comum. Para melhorar nesse aspecto e obter uma visão mais abrangente sobre o tema proposto, leia a coletânea e reflita sobre ela, levando em conta o que você pensa.
Continue nos mandando suas redações, pois, com as correções necessárias, em breve seu texto estará bem melhor.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente