Em abril de 2016, o povo brasileiro, vestidos [vestido] de verde e amarelo, foram [foi] às ruas protestar o impeachment de Dilma. Um novo marco que marca [redundante] o cenário brasileiro. No entanto, com isso tudo, o que mais se vê hoje em dia é uma acomodação da sociedade diante dos problemas. É necessário, mas [necessário mais] engajamento para que se possa ter um país democrático.
Mas, mesmo ao longo dos anos a democracia ter avançado, tendo mais protesto, é com muito mais liberdade de expressão. Cientistas políticos, apontam [políticos apontam] diferentes fatores que reduzem a qualidade da democracia no Brasil. Como, a [no Brasil, como a] desigualdade alta, que limita grande parte da população à tomar decisões que lhe prejudicara futuramente.
Dessa forma, devido a [à] democracia ser "indireta", ou seja, os representantes que tomam decisões no nome daqueles que o elegeram. ?[vírgula] Os cidadãos muitas vezes são obrigados à [a] votar em quem não querem pôr dinheiro, ou por não terem opções viáveis... O que leva o país a ser prejudicado por irresponsabilidades de quem não pensa nas consequências no futuro.
Torna-se evidente, portanto, que o governo precisa administrar de forma consciente o poder que o povo lhes dera [lhe dá]. Com isso, a criação de um "Ministério Da População", ajudaria ?[sem vírgula] o governo a saber o que é melhor para as pessoas, isso o ajudaria a tomar as decisões coerentes para eles. Para isso é necessário que se cumpra [cumpram] os deveres na sociedade para que possa buscar os direitos para uma nação justa.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise superficial da questão. Toda argumentação deve ser sustentada com fatos concretos. Procure sobressair ao senso comum e, para isso, amplie seu nível de leitura e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |