Democracia quer dizer o poder do povo , ou seja ?[vírgula] onde o povo pode se mobilizar para discutir os desafios e soluções do [para] nosso País [país].
Sabemos que ?[vírgula] ao completar 16 anos ?[vírgula] todo brasileiro passará a ter o direito de votar nas eleições , municipais ?[sem vírgula] , estaduais, e federais , por meio das quais ajudará a escolher aqueles que administraram o Poder Executivo ( prefeitos, governantes e presidentes ) e o Poder Legislativo ( vereadores, senadores , deputados federais e estaduais ). Deve saber também que ?[sem vírgula] ao completar 18 anos ?[sem vírgula] este direito , deixa [esse direito deixa] de não ser obrigatório , e ?[sem vírgula] passar a ser um dever de todo cidadão , obrigatório . É possível notar que o dono do poder político é o povo, vermos isso quando iremos [vamos] as [às] urnas eleger aquele que ira [irá] governar nosso país ou cidade , depositamos nossa confiança neles , pois através de suas propostas escolhemos em quem votar . Mas talvez estamos falando muito em democracia e esquecendo de praticar-la [praticá-la]. Hoje em dia corrupção esta alastante em nosso país, os governantes só sabem praticar-la , com isso vemos que não elegemos um bom governante , ou talvez eles prometam muito e olhamos apenas isso.
Entretanto a democracia depende da participação do cidadão . Vamos nos unir para que haja mais democracia e menos corrupção , menos suborno em nossa política .
Comentários do corretor
Seu abordou o tema proposto, mas realizou uma discussão superficial da questão. Primeiramente, atente à estrutura do projeto de texto: não deixe frases soltas e desmembre seu texto em parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, tenha em mente que, para validar sua tese, é necessário apresentar fatos que sustestem suas afirmações.
Leia e escreva mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |