Na democracia indireta ?[vírgula] os eleitores votam e escolhem seus representantes, portanto, não agem diretamente na política. Esta [Essa] é a forma de democracia adotada no Brasil, porém sua eficácia é degradada, pois o sofismo dos representantes comove, mas os resultados prometidos deixam a desejar.
No Brasil ?[vírgula] a desigualdade social é gritante, seja na diferença econômica, [seja na] escolar, ou de gênero. A minoria tem oportunidade de desfrutar de seus direitos, entretanto, a massa custa a entendê-los e desfrutá-los. Talvez isto ocorra porque no Brasil não há uma instrução política, nossa democracia é jovem e mal administrada.
O espelho desta [dessa] imaturidade é visto no caos que é a segurança pública, saúde, educação, transporte, entre outros setores. Há quem culpe apenas os políticos, mas a sociedade como um todo é culpada, pois de onde surgem os representantes do povo, senão do próprio povo?
Os cidadãos brasileiros deveriam ter voz, e não apenas votar, pois não sabemos votar. Desde o início da vida escolar as crianças deveriam ter contato com a política, assim as futuras gerações saberiam perceber as falhas no sistema e lutariam para muda-las [mudá-las].
Como a base de uma nação é a educação, a melhoria nesta [nessa] área desencadearia um avanço em todas as outras. Portanto, educar é o melhor caminho, [pois] uma sociedade educada forma cidadãos e não uma massa, [ponto final] a democracia só será democracia quando pudermos exercer nossos direitos e deveres sem sermos vítimas dos sofistas modernos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. No entanto, desenvolva a linha argumentativa de seu texto para enriquecê-lo. Para isso, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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