Atualmente a democracia brasileira tem sido destaque nos debates, [ponto final] certa dicotomia foi instalada em nossos espectros políticos ?[vírgula] e a situação é de um estado que está cada vez mais longe de ser nação, e nosso sistema democrático ?[vírgula] ainda que jovem ?[vírgula] está sendo muito discutido em diversos ambitos.
A atual presidente da república ?[vírgula] Dilma Rousseff ?[vírgula] que foi eleita de forma legítima através [por meio de] de eleições diretas, está próxima de perder seu cargo por um processo de impeachment que está sendo coordenado pelos deputados de oposição ?[vírgula] o que gera um desconforto em relação à legitimidade do processo e quanto à decisão popular ?[vírgula] que não está sendo respeitada pelos parlamentares.
É fato que algumas manobras fiscais utilizadas pelo governo para disfarçar os problemas orçamentários foram o ponto de partida para o começo das lutas, porém tais manobras são comuns na maioria dos governos federais e até estaduais, e o pior ponto é que o líder da comissão ?[vírgula] o presidente da câmara ?[vírgula] é envolvido e investigado por corrupção ?[vírgula] [e] não só ele, mas também boa parte dos interessados no impeachment ?[vírgula] o que desmoraliza os congressistas e nossos representantes políticos.
Enfim a solução para obtermos melhores perspectivas para com essa amoral representação comum é uma profunda reforma, a instalação de um regime parlamentar modelado nos sistemas dos países nórdicos, a criação de um estado [Estado] de bem estar [bem-estar] social (social democracia [social-democracia]) aliado à liberdade de mercado, e quanto ao impeachment ?[sem vírgula] somente novas eleições poderiam representar a ânsia geral e ser considerada como democracia direta.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à problemática em questão. No entanto, cuidado para perder de vista o tema ao falar sobre questões relacionadas (como o atual processo de impeachment). Atente também ao correto uso da vírgula!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |