O MURO QUE NOS SEPARA. - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 15/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   Há tempo que ouvimos nos jornais sobre as favelas do Rio de Janeiro,e quando pensamos que vai melhorar que nada sempre aparece alguem falando que perdeu pessoas queridas que não tinha nada a ver com o que está acontecendo.È policial invadindo casas pra ver se não tem bandido escondido na casa de pessoas que trabalham o dia todo,é bandido proibindo as pessoas sairem de seus lares e crianças que não podem ir a escola

   Certo dia acordam com a noticia que vão murar a favela,e dizem que é porque o táfico de drogas e de armas estão muito intenso em todas as favelas e o muro é pra impedir que o tráfico aumente,o muro é construido e a policia começa a guardar o local e ninguem passa sem vistoriado,as pessoas começam a se acostumar com o muro e  a perceber que o crime começou a diminuir.

  O muro ajudou os policiais a pegar os bandidos mais rápido,por causa da mata perto eles fugiam para lá e ficava dificil procurá-los ,assim a primeira favela cercada pelo muro ficou com a criminalidade baixa e com o tempo o crime ali ja não mais existe.

  Agora as pessoas podem sair de seus lares com segurança,as podem freguentar as aulas com mais tranquiliadade,e assim quando retornam para seus lares podem ficar em segurança.Até quando as pessoas irão viver assim? Entre o muro que as separa,para ter a segurança que merecem o muro teve que ser construido e suas vidas limitada até alguns lugares,só podendo ir para seus trabalhos e retornando para casa até certo horario, porque depois não sabiam o que poderia acontecer,só a segurança do muro as deixa tranquilas.

     Outras favelas também gostaram da idéia do muro e pensam em fazer o mesmo,assim a policia também se protege dos bandidos pois assim eles ficam restritos a cometer crimes barbaros,a tráficar e matar pessoas inocentes.Cada noticiário que é transmitido há sempre uma tragédia,pessoas que são baleadas em suas próprias casas.

    Cada dia que passa as coisas vão de mau a pior,é gente querendo fazer justiça com as próprias mãos,é bandido querendo tomar o lugar um do outro, e assim o crime aumenta e no meio de tudo isso a pessoas querendo se salvar e ajudar os que precisam de sua ajuda.

    
                                                            Eliane Pacheco da Silva.

Comentários do corretor


1: Cuidado com a grafia das palavras, pois os erros ortográficos tiram valiosos pontos na correção de sua redação.

2: Fique atenta à repetição de palavras. Procure sinônimos no dicionário para ajudá-la a elaborar melhor suas ideias.

3: Verifique se não está esquecendo de inserir palavras em seu texto. Para consertar esse tipo de erro, basta ler atentamente seu texto antes de entregá-lo.

4: Não confunda o artigo a e o do verbo haver. Fique atenta para o contexto para evitar essa confusão.

5: Cuidado com a concordância nominal.

6: Evite utilizar em seu texto marcas da oralidade, pois um texto dissertativo deve primar pela linguagem culta, formal e objetiva.

7: Evite frases sem sentido ou que não façam parte do contexto levantado. Procure desencadear suas ideias de maneira sequencial, sem perder o raciocínio ou "emendar" um pensamento no outro.


Avaliação Geral: Eliane, seu texto está bastante confuso, com ideias dispersas e, às vezes, contraditórias. Você também comete vários erros de gramática e ortografia, o que certamente prejudica muito a compreensão de seu raciocínio. Procure, ao ler a coletânea, anotar qual é seu entendimento e os pontos mais relevantes para abordar em sua redação. Depois desse passo, desenvolva seu texto em parágrafos completos que expliquem a situação levantada pelo tema proposto, desenvolvam seu entendimento sobre ela e concluam sua compreensão.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente