A intolerância democrática - Banco de redações


Democracia brasileira: perspectivas

Enviada em: 20/04/2016

Status:

Corrigida
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  A Democracia é um conceito que está presente desde a Antiguidade Clássica. Apesar de ter assumido diversas configurações ?[vírgula] o conceito democrático brasileiro atual baseia-se no acatamento da vontade da maioria ?[sem vírgula] respeitando, minuciosamente, os direitos da minoria. Trata-se de uma Poliarquia, onde [em que] há um sistema democrático com eleições diretas e com ampla concorrência aos cargos eletivos. Contudo, nos últimos anos ?[vírgula] a soberania popular perde [perdeu] espaço para a intolerância. 
Elaborado pela primeira vez na Grécia, o conceito democrático significava igualdade entre todos os considerados cidadãos.   O democratismo como é conhecido atualmente começou a ser formulado a partir das revoluções burguesas e começou a representar também o ideal de liberdade.  Além da participação popular e a liberdade humana ?[vírgula] a democracia contemporânea pode ser caracterizada também pela separação dos poderes e o respeito as [às] leis vigentes.  
    Entretanto, a soberania popular brasileira está em crise. A falta de interesse em participar [das] decisões políticas é um grave problema. E a intolerância dificulta o diálogo ?[vírgula] causando uma barbárie política. É axiomático que o respeito as diferentes opiniões e o exercício da cidadania são indispensáveis para a organização de um país com efetiva participação popular. Pois, [popular, pois] como como enfatiza o filósofo Muhatma [Mahatma] Gandhi ?[vírgula] a intolerância impede o desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático. 
O respeito as [às] diferenças é o pilar fundamental para a Democracia. Portanto, é necessário haver tolerância mútua. A escola é crucial nesse processo, atuando  na construção de uma sociedade que participe efetivamente das discussões políticas, devendo estimular os debates a fim de fomentar indivíduos cada vez mais conscientes e tolerantes. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações válidas. No entanto, procure extrapolar realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.) para enriquecer seu projeto de texto.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente