A Democracia é um regime político concebido em Atenas, nos tempos da Antiguidade Clássica. Tem como característica a participação direta ou indireta de todos cidadãos, independente da esfera social dos mesmos [deles]. Atualmente, o Brasil é um país democrático, todavia, sofre pelo detrimento do sistema político, sendo necessárias medidas para resolver a questão.
Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado surgiu para regular o caos gerado pelos agrupamentos humanos. Desse modo, o Estado democrático foi difundido no mundo para implantar a ordem política, contudo, no Brasil, a ordem deu lugar a [à] desordem. Os motivos desta [dessa] desordem são: administração política desarticulada em consonância às exorbitantes taxas de corrupção, praticados [praticadas] por indivíduos sem discernimento algum.
Assim, nos últimos tempos, o povo brasileiro saiu às ruas, para ?[sem vírgula] lutar por um país mais justo e democrático. Este [Esse] fato culminou em grandes manifestações populares, ocupando grande parte dos lugares públicos das grande cidades, como, por exemplo, a Avenida Paulista, na metrópole de São Paulo. Algumas das reinvidicações mais aclamadas pelos manifestantes são: extinção da corrupção, diminuição dos impostos e da inflação e, por fim, uma melhor administração governamental, com o total direito do povo de intervir na política.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O poder legislativo deve sancionar leis anti-corrupções ["anticorrupção] e é importante haver uma fiscalização mais rígida dos encargos políticos. Ademais, as decisões tomadas no Palácio do Planalto, em Brasília, devem ser mostradas ao público brasileiro, por [sem vírgula] meio da mídia. Com isso, o regime político democrático trazerá a ordem que o Brasil tanto precisa. Como dizia o filósofo grego Aristóteles, 'a base da sociedade é a justiça'.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes ao tema proposto, mas é necessário ir além. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.) e extrapole o recorte temático.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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