Em meados do século XVIII, ocorria em toda a Europa um grande movimento que visava levar "a luz do conhecimento" para todas as pessoas, o Iluminismo. Ele foi responsável pela queda das monarquias e por difundir um ideal libertário e inovador. Dessa forma, o filósofo Montesquieu resgatou a antiga democracia grega e a reorganizou para os dias de hoje. Após [se] passarem-se alguns séculos, o Brasil se tornou optante [optou] pela democracia pautada nos 3 [Três] poderes e nos estudos desse pensador, que divulgou todo seu estudo em sua obra.
"O Espírito das Leis", uma das obras mais importantes já escritas de Montesquieu, regem [rege] as regras da democracia brasileira no que consiste em sua aplicação, como a lei de pesos e contrapesos, na qual um poder é independente, mas pode sofrer intervenção do outro, caso faça abuso dele. Um exemplo é o processo de impeachment, que ocorre quando o poder Executivo (presidente) comete crimes de irresponsabilidade contra a constituição [Constituição] brasileira. Nesse caso, o Judiciário agirá monitorando o processo e analisando se está tudo conforme a lei ?[vírgula] e o Lesgislativo irá votar contra ou a favor do processo.
No momento, o Brasil passa pelo processo citado anteriormente, no qual a presidente Dilma Rousself é acusada de crimes de responsabilidade fiscal. No entanto, tal processo é mais ideológico-partidário do que pautado na lei. Essa afirmação pode ser evidenciada pelos argumentos usados pelos deputados para votar sim ao impeachment, nos quais a grande maioria votou pela convicção partidária ou a favor de alguma ideologia tradicionalista. Dessa forma, os 54 milhões de votos que a presidente Dilma obteve nas ultimas eleições são "jogados ao vento" por simples interesses de partidos, e assim, [partidos e, assim] o Brasil terá um presidente que foi escolhido pelo povo para ser o vice e não o atuante.
Por conseguinte, é notória a necessidade do respeito a [à] democracia, e a Câmara dos Deputados em conjunto com STF, deveriam [STF deveria] analisar ?[vírgula] através [por meio] do significado de República, que a vontade do povo é soberana e não deve, ainda mais sem provas consistentes, ser violada por interesses partidários e sem fundamentação na lei.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. No entanto, atente à estrutura de seu projeto de texto e desmembre o 2ª parágrafo em outros menores. Além disso, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |