Construção da usina hidrelétrica de Belo Monte: uma dúvida incessante, um futuro incerto e uma pergunta que não se deixa calar: trará ela benefícios ou malefícios para a nação brasileira?
Desde que foi elaborada em 2008, a construção da usina vem gerando polêmica e indignação a âmbito internacional. Ela está prevista para ser construída no curso do Rio Xingu e a energia gerada irá beneficiar mais de 26 milhões de brasileiros. Além disso, caso seja concluída, será a terceira maior hidrelétrica do mundo; um empreendimento com fins lucrativos excepcionais para o Brasil, se este quiser crescer 6% a cada ano. Até aí tudo bem. Benefícios a população e crescimento econômico: tudo o que o país precisa. Só os danos que serão gerados, tanto ao meio ambiente, quanto para os indígenas e camponeses em geral, foram esquecidos.
Estima-se que mais de 50 mil indígenas e moradores ribeirinhos tenham no rio, uma fonte de vida, trabalho e sustentação. Sem contar que o Xingu em si e seus arredores, são os hábitats naturais de centenas de milhares de espécies nativas, muitas delas ainda não descobertas pelo homem. Com a construção da usina, será necessário o deslocamento de toda essa massa populacional, a qual estará à mercê de um futuro incerto; o leito do rio será irreversivelmente alterado, causando tantos danos para o homem, quanto para a vida selvagem.
Os idealizadores da obra chamam a esse cenário de desenvolvimento. Mas, diferentemente de um modelo tão contraditório como este, que mesmo visando o crescimento do país, afeta os meios ambientais e sociais, deveríamos nós, seres humanos, apostar apenas em projetos de desenvolvimento saudáveis. Pois, antes de tomar atitudes precipitadas e inviáveis, deve ser feito todo um planejamento, evitando assim, transtornos futuros.
Comentários do corretor
NÃO COLOQUE PONTO FINAL NO TÍTULO
O QUE FOI ELABORADO?
COMENTÁRIO
Seu texto ficou muito bem escrito. Você apresentou o problema e deixou clara a sua opinião. Porém ficou faltando algo importante: sugestões para a resolução do problema apresentado. Desta maneira, sua conclusão ficou pobre e comum, quebrando as expectativas do leitor. Cuidado! Continue sempre lendo para ampliar seu conhecimento não só sobre o tema proposto, mas por todos os assuntos que retratem a realidade humana. Leia.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |