Trinta anos após o fim da ditadura militar e o início da Nova República, o Brasil é observado como uma democracia imperfeita. O índice levantando pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit classifica o país em 44° posição entre 167 países em relação a [à] qualidade democrática, permitindo o questionamento da funcionalidade do regime governamental brasileiro.
Segundo a filósofa Marilena Chaui, as determinações constitutivas do conceito de democracia são as ideias de conflito, abertura e rotatividade, que corresponde as [às] discussões, as [às] instruções necessárias e a [à] representação de todos os setores da sociedade, respectivamente. Tendo isto, a participação política não se restringe apenas ao voto eleitoral, mas no [ao] engajamento da população nos assuntos decorrentes no plano governamental.
Observa-se na atual situação do país uma carência de diálogos, as leis aprovadas não são debatidas por toda a população, permanecem somente no cubículo dos governantes. Estabeleceu-se entre os indivíduos a repulsão pelo conflito, o que impede o cidadão de discutir e divergir nas ações do país. O principal atributo da democracia é a transparência, de forma que os governados julguem as ações dos governantes, expostas à luz pública. A ausência deste [desse] caráter participativo corrompe a democracia, pois a esfera pública perde a transparência, passando a ser margeada por corrupção e crises políticas, causando processos, como por exemplo, o do segundo impeachment da história brasileira.
Desta [Dessa] forma, conclui-se que a raiz da problemática se encontra na desigualdade educacional, onde poucos são instruídos ao pensamento crítico. Portanto, é necessário [necessária] uma reforma na educação, de forma que seja instituído [instituída] nas escolas uma disciplina que preze o ensino e o debate dos direitos do cidadão; também a mídia televisiva deve promover debates de assuntos atuais, com opiniões divergentes, para que o cidadão reflita, dialogue e decida nos projetos de seus representantes.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. No entanto, é necessário extrapolar o senso comum, desenvolve um texto que procure extrapolar o recorte temático. Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |