Desde seu surgimento na Grécia, a forma democrática de governo advém de um longo período de evolução das sociedades, [ponto final] até os dias atuais [vírgula] tal regime vem se aperfeiçoando, a [sem vírgula] fim de que se pratique aquilo que é a sua essência, qual seja, o governo do povo e para o povo.
No Brasil, a democracia veio como contraponto ao regime militar, adotando-se a forma semidireta, em que o povo elege representantes para manifestação de vontade, contudo também pode manifestar-se de forma direta através [por meio] do plebiscito, do referendo e da Iniciativa Popular.
A democracia brasileira teve grandes avanços ao longo dos anos, tal como o recuo da pobreza, a realização de processo eleitoral confiável, entre outras conquistas indissociáveis ao sistema democrático. Entretanto, tais avanços não impedem que o país esteja vivenciando a chamada democracia imperfeita, o que se caracteriza por baixos níveis de participação política, pouca transparência em órgãos públicos e um grave problema de governança indicado pela corrupção.
Os escândalos de corrupção, que englobam tanto membros de cargos políticos quanto empresários, envolvidos em negociações de contratos, sonegação fiscal, e [sem vírgula] uma vasta lista de crimes, têm ameaçado e retardado o processo de estabilização do regime democrático no Brasil.
Investigações e operações policias, juntamente com o judiciário [vírgula] têm combatido duramente os envolvidos em tais crimes, a população também tem reagido diante de tais fatos, manifestando-se nas ruas e por meio de redes sociais no intuito de apoiar a extinção de toda e qualquer forma de corrupção.
Neste [Nesse] cenário, há somente que buscar medidas a fim de desarraigar as adversidades ao avanço e consolidação da democracia no país, principalmente a corrupção, no intuito de se assegurar o ideal democrático e alcançar um verdadeiro governo do povo e para o povo.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. No entanto, procure extrapolar o senso comum e realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |