Passados 52 anos pós-ditadura militar, vivemos a mesma polarização política. Visto que o marco democrático foi a Constituição Cidadã, nossa democracia é recente comparada aos países de vanguarda. O atual retrocesso político não deve nos impedir de assumirmos e cobrarmos atitudes mais progressistas de nossos representantes.
Um dos principais problemas do governo foi ter se afastado da sua base eleitoral (movimentos sociais). Fato [vírgula, e não ponto] que ajudou a estreitar laços com empresários, empreiteiras, bancos, em nome de concessões e favores. Contudo, a presidente já dá indícios de um possível retomada as [às] bases de seu partido, o que fomentaria uma volta a origem do projeto inicial governamental.
Outro fator importante é saber reconhecer quando nosso discurso não colabora com a democracia, mas [vírgula] sim, com o ódio gratuito e com a falta de informação. O reconhecimentos da História do Brasil e dos nossos processos sócio-históricos, nos [sem vírgula] dariam uma visão mais crítica e aprofundada sobre o cenário político e um melhor posicionamento contra ideias antidemocráticas e fascistas.
Pouco tem se falado em reforma política ou questionamentos quanto ao processo eleitoral. Uma [vírgula] vez que a corrupção está relacionada ao [com o] financiamento privada [privado] de campanhas, licitações ilegais e propinas. Pouco também se é questionado sobre a quantidade de deputados, sobre maior participação de mulheres no senado e sobre até que ponto esses estão habilitados a decidirem o futuro de nossas vidas.
Portanto, não são alguns anos de governo que vão resolver 500 anos de desigualdade social. Precisamos assumir atitudes mais éticas e coerentes na nossa microesfera para podermos mudar a macroesfera. E também, pensar [macroesfera e também pensar] enquanto classe e não em quereres individuais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, para comprovar sua tese, é necessário apresentar fatos concretos para sustentar suas afirmações. Atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |