Manaus, 12 de maio de 2010.
Exelentíssimomo Sr. Presidente do Ibama:
Escrevo-lhe esta carta a fim de demonstrar minha frustração com o Ibama, por ter concedido licença ambiental para implantação da Usina de Belo Monte. As manifestações contrárias ao projeto, que partiram de ambientalistas, estudiosos e até de personalidades famosas estrangeiras, têm total fundamento, e devem ser relevadas. Como engenheiro e cidadão brasileiro, sinto-me no dever de também me juntar aos protestos.
Os defensores da obra argumentam que para obter ritmo de crescimento econômico maior é imprescindível gerar mais energia, e que ela seja ser limpa. Quanto a isso, estão totalmente corretos. No entanto, nesse caso, uma fonte energética não emissora de carbono pode causar impacto tão grande quanto uma poluente.
A alteração no regime de escoamento das águas do rio Xingu reduzirá a flora e a fauna da região. Com isso, as comunidades ribeirinhas e indígenas que lá vivem, quando não inundadas, ficarão seriamente comprometidas, já que se sustentam da pesca e do extrativismo vegetal. Além disso, diversas vias de transporte fluvial utilizadas por eles desaparecerão, limitando o acesso dessas populações a serviços básicos. Dessa forma, cidades - como Altamira – poderão se desestabilizar com o aumento repentino de habitantes provenientes de áreas tomadas pela água.
Ainda que seja grande a parcela beneficiada com a construção da hidrelétrica (cerca de 26 milhões de brasileiros, quase 15% da população total do país), sua viabilidade econômica é duvidosa. Estima-se que serão poucos meses do ano que a usina funcionará com seu potencial máximo, devido aos períodos de seca. A obra submeterá, ainda, uma grande dívida ao Estado. O resultado será uma energia de custo alto: grandes perdas financeiras, ambientais e sociais.
Agradeço a atenção e espero que o Ibama mude sua posição.
Um amazonense indignado.
Comentários do corretor
“E QUE ELA SEJA LIMPA”
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COMENTÁRIO
Seu texto está muito bem escrito, com uma boa linguagem, coesão e coerência. Além disso, você tem boas idéias e apresentou dados. Porém faltou algo muito importante: a resolução do problema apresentado. Ao criticar e expor sua opinião você deve pelo menos oferecer sugestões para que o problema seja resolvido e, principalmente, para que você ganhe credibilidade perante o leitor. E mais, não se prenda apenas à coletânea. Vá além! Ouse!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9 |
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