O ex-primeiro ministro [ex-primeiro-ministro] britânico Winston Churchill afirmou que a democracia é o pior e o melhor dos regimes. Esse paradoxo é válido, pois tal forma de governo, mesmo pregando a igualdade, liberdade e justiça, nem sempre garante na prática os interesses de todos os grupos sociais.No Brasil, devido ao processo de redemocratização recente, e a [recente e à] permanência de impasses políticos e socioeconômicos, essa problemática se torna acentuada.
Primeiramente, ressaltam-se as causas que atrapalham o bom funcionamento de tal sistema. Sem dúvida, uma delas se resume ao capital destinado às propagandas eleitorais que, consequentemente, afetam a autonomia dos governantes. Isso ocorre em motivo da dependência econômica em relação aos empresários financiadores que, em troca, acabam tendo suas vontades acatadas. Atrelado [Atrelada] a isso, tem-se a corrupção que, no país, se torna [torna-se] estimulada por causas culturais, burocráticas e pela sensação de impunidade.
Em função desses fatores, grande parte dos cidadãos tem sua representatividade prejudicada. Muitos, ao se depararem com o mau funcionamento da máquina pública, desenvolvem aversão à política, o que leva a [à] falta de interesse sobre esse tema. Ao mesmo tempo, a má distribuição de recursos também colabora para a não associação de alguns setores sociais, diminuindo assim a participação desses [deles] nas decisões do governo. Vale lembrar ainda que a internet vem melhorando o acesso à informação da população, porém a falta de aprofundamento sobre os assuntos debatidos, aliado aos discursos de ódio, têm [tem] dificultado a criação de sínteses produtivas para a comunidade.
Portanto, para desenvolver melhores perspectivas para a democracia brasileira, o Estado precisa elaborar reformas eleitorais, tornando viáveis [viável] o fim do financiamento privado de campanhas, bem como a ampliação da fiscalização e punição de corruptos. Somado a isso, consultas populares como plebiscitos e referendos necessitam ser realizadas com maior frequência, em paralelo à promoção da diminuição das desigualdades através [por meio] do aprimoramento dos sistemas públicos. A mídia e as escolas podem ainda ajudar, conscientizando e letrando a todos politicamente. Ademais, a sociedade deve promover debates consistentes e propor medidas aos seus representantes.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que suas afirmações devem ser sustentadas com bons argumentos. Para isso, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |