O Brasil, considerado o país do futuro, é uma das nações adeptas à democracia, do chamado estado democrático de direito [letra maiúscula]. Entretanto, a realidade nacional está instável devido às diversas discussões políticas e sociais acerca dessa atual democracia. A maioria da população atribui tal fator a [à] governança atual, o que [vírgula] segundo as circunstâncias, não deixa de ser verdade.
Há aproximadamente trinta anos, a democracia foi criada e estabelecida, [ponto final] depois de vinte e um anos de ditadura, o país se libertou e conseguiu colocar um presidente para governar os estados como um todo. Nessa mesma linha de raciocínio, pode-se perceber qual o problema da atualidade brasileira. Pois, [brasileira, pois] o presidente deve governar os estados como um todo, porém, deve fazer isso utilizando os governadores estaduais e os demais responsáveis.
Nesse sentido, também se compreende a importância de uma constituição para reger a democracia, como, por exemplo, o processo de impeacheament da presidente Dilma Rouseff, que foi recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados. A população e algumas lideranças do governo, insatisfeitos com a atual governança, iniciou [iniciaram] um processo para o impedimento político da atual presidente. Portanto, a constituição faz-se necessária para que as leis sejam válidas a todos, para que assim possa haver democracia.
Dessa forma, uma vez que o Brasil possui tais fundamentos para o estado democrático, deve-se implementar medidas para que a democracia ideal possa ser alcançada. Para isso [vírgula] o governo deverá se estabilizar, e, ´[sem vírgula além disso, se aproximar, ou seja, o país deve se governar por meio da cumplicidade de seus governantes. Ademais, a responsabilidade social da população é extremamente importante para a verdadeira transformação do Brasil.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes à questão. No entanto, para enriquecer seu projeto de texto, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |