A democracia, a princípio [vírgula] quando foi implantada há 30 anos, teve como objetivo ampliar ainda mais os direitos dos cidadãos: a expressar sua vontade, buscar estabilidade econômica e social e a eleger um representante para governar o país. A situação política e econômica atual nos leva a pensar, [:] a democracia perdeu seu significado?
A democracia não perdeu seu significado de maneira alguma, [ponto final] com o tempo [vírgula] o comodismo dos brasileiros deixou que essa situação tomasse essa proporção que está hoje. Precisamos urgentemente revigorar nossos direitos, participar mais, cobrar respostas do poder judiciário [vírgula] que este tem como finalidade punir corruptos que [se] apropriaram-se do dinheiro público.
A situação pública está lamentável: a saúde pública precisando urgentemente de reparações físicas e administrativas, na educação falta estrutura, investimentos principalmente nos salários dos professores, entre outros. Os mais prejudicados nisso tudo são os brasileiros, cidadãos de bem que pagam seus impostos regularmente e não tem [têm] acesso aos serviços de boa qualidade que deveria ser oferecido [deveriam ser oferecidos] pelo governo.
Portanto, a democracia surgiu com o objetivo de melhorar as condições econômicas e sociais sem distinções. Entretanto [vírgula] essa crise política e econômica atual não condiz com o regime estipulado no século passado. A união nesse momento é de suma importância, lutar por uma nação digna, onde todos tenham acesso a [à] mesma qualidade de serviços oferecidos numa [em uma] rede privada é um direito de todos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, para sustentar sua tese e sobressair ao senso comum, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposiçõe, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |