A realidade de um país - Banco de redações


Democracia brasileira: perspectivas

Enviada em: 18/04/2016

Status:

Corrigida
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     A democracia, a princípio  [vírgula] quando foi implantada há 30 anos, teve como objetivo ampliar ainda mais os direitos dos cidadãos:  a expressar sua vontade, buscar  estabilidade econômica e social e a eleger um representante para governar o país. A situação política e econômica atual nos leva a pensar, [:] a democracia perdeu seu significado?

     A democracia não perdeu seu significado de maneira alguma, [ponto final] com o tempo  [vírgula] o comodismo dos brasileiros deixou que essa situação tomasse essa proporção que está hoje. Precisamos urgentemente revigorar nossos  direitos, participar mais, cobrar respostas do poder  judiciário  [vírgula]  que este tem como finalidade punir corruptos que [se] apropriaram-se do dinheiro público.

     A situação pública está lamentável: a saúde pública  precisando urgentemente de reparações físicas e administrativas, na educação falta estrutura, investimentos principalmente nos salários dos professores, entre outros. Os mais prejudicados nisso tudo são os brasileiros, cidadãos de bem que pagam seus impostos regularmente e não tem [têm] acesso aos serviços de boa qualidade que deveria ser  oferecido [deveriam ser oferecidos] pelo governo.

     Portanto, a democracia surgiu com o objetivo de melhorar as condições econômicas e sociais sem distinções. Entretanto  [vírgula]  essa crise política e econômica atual não condiz com o regime estipulado no século passado. A união nesse momento é de suma importância, lutar por uma nação digna, onde todos tenham acesso a  [à] mesma qualidade de serviços oferecidos numa [em uma] rede privada é um direito de todos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, para sustentar sua tese e sobressair ao senso comum, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposiçõe, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente