Ao longo da história, o Brasil passou por vários tipos de governo – Desde a monarquia absolutista de Portugal a [à] rígida ditadura militar – [vírgula] o movimento “Diretas já” põe fim ao tenebroso período da ditadura e elege a democracia como forma de governo. Entretanto, escândalos permeados por corrupção do patrimônio público coloca [colocam] em dúvida a real eficácia dessa forma de governo. Desse modo, é preciso destacar que o Brasil é alvo de uma jovem democracia e que seu sucesso como forma de governo depende da instrução intelectual da população em relação à politica nacional.
É interessante compreender o paradoxo existente em nossa sociedade atual: vivemos em um país que passou de colônia de exploração á [à]sétima potencia emergente mundial, - apresentando altos índices de exportação de commodities. Em contrapartida, a intensa defasagem dos sistemas públicos de saúde e educação faz com que seja inegável a revolta da população diante do caos público vivenciado. Dessa forma, é necessário entender que a corrupção é um dos principais fatores responsáveis pela complexidade da conjuntura política brasileira e que a situação só será resolvida com o aperfeiçoamento do sistema democrático.
Isso se faz possível com a erradicação do analfabetismo brasileiro, no intuito de tornar os brasileiros mais esclarecidos no dever de eleger candidatos capazes de administrar o patrimônio público mediante ao [o] fortalecimento dos sistemas educacionais. Além disso, é importante que as instituições sociais possam desempenhar com eficiência seu papel de formar uma sociedade mais esclarecida - no âmbito politico, cultural e social – capaz de contestar e defender seus direitos presentes na constituição.
Uma sociedade que não é capaz de marchar pelos seus direitos levará seu país ao estado de retrocesso juntamente com a sua capacidade de ser cidadão. Entretanto, é necessário que ocorra [ocorram] propostas ?[vírgula] como a elaboração de mais plebiscitos que envolvam a participação popular nos mais diversos temas, com o proposito [propósito] de destacar cada vez mais o conceito real e maduro da democracia, [ponto final] ademais o envolvimento ferrenho dos agentes sociais, como a escola e a família no intuito de proporcionar maior esclarecimento ao cidadão desde a infância são fatores que serão responsáveis pelo aprimoramento e não retrocesso da democracia atual.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes à questão. No entanto, procure extrapolar o senso comum e realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.). Além disso, atente ao bom uso dos sinais de pontuação!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |