A Revolução Francesa influenciou os mais diversos países a lutarem pela liberdade. No entanto, esse evento histórico também marcou uma separação de ideologias, pois começaram a existir três frentes políticas na França: os girondinos (alta burguesia e representantes da direita), os jacobinos (baixa burguesia e identificados como esquerdistas) e os pântanos, os quais eram neutros nas discussões. Assim, percebe-se que, atualmente, o mesmo fato se repete na democracia brasileira, sendo que a população permanece desunida e privilegia as realizações pessoais às coletivas.
Um exemplo de tal acontecimento pode ser observado ao se analisar o recente muro erguido em frente à Câmara dos Deputados em Brasília a fim de dividir aqueles que protestam a favor da presidente Dilma e os que são pró-impeachment. Isso evoca um sentimento de que “os filhos deste solo” dividiram a chamada pátria amada em uma política partidarista, na qual o caráter do indíviduo é delimitado a partir do apoio que ele dá a algum representante.
Ademais, os dados da consultoria britânica Economist Intelligence Unit confirma [confirmam] a desunião do povo: apesar da liberdade civil ser respeitada e ter rígidos critérios eleitorais (afinal, o voto é obrigatório), a participação política dos cidadãos brasileiros é baixa (4,44). Com isso, muitos governantes aproveitam do desleixo das pessoas e praticam atos de corrupção, pois acreditam que não serão punidos. Assim, novamente, a frase do Hino Nacional “verás que um filho teu não foge à luta” se mostra contraditória.
Portanto, no Brasil atual, a democracia se mostra distorcida de seu sentido originário de participação coletiva, evocando uma desintegração e um individualismo e, enquanto isso não mudar, precisar-se-á de tempo para bradar “Paz no futuro e glória no passado”.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes ao tema proposto e desenvolveu uma linha de raciocínio clara e bem delimitada. No entanto, é necessário apresentar uma proposta de solução à problemática suscitada.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |