O termo democracia foi criado na Grécia para designar uma forma de governo no qual as decisões seriam tomadas pelos cidadãos ou por representantes por eles escolhidos de forma espontânea, por meio do sufrágio universal. No âmbito nacional [vírgula] o termo perdeu seu sentido real.
Desde o período colonial os direitos poíticos se restrigiam a uma pequena parcela da população, essa que era composta de pessoas ricas e que determinavam quem ocuparia os cargos políticos de modo que lhes conferisse maiores perspectivas econômicas.Oberserva-se que já havia exclusão daqueles que deveriam estar a par das decições políticas, isto é, o povo.
Houve também a instalação da república, mas pouco mudou, pois na chamada república velha implantou-se um sistema totalmente corrupto que buscava atender uma minoria, onde havia uma alternância entre duas oligarquias, a de São Paulo e a de Minas Gerais,o a chamada "política de café com leite" [ponto final] nesse mesmo período existiu também o sitema de voto de cabresto, onde [em que] os coroneis [coronéis] que eram aliados de alguma dessas duas oligarquias determinavam em quem as pessoas que estavam sob seu domínio deveriam votar e eleger, caso essas pessoas não o fizessem poderiam, ser [sem vírgula] expulsos de terras ou até sofrer castigos corporais.
No entanto [vírgula] o que mais feriu esse termo foi a instalação do militarismo no páis [país] em 1964, pois nessa época qualquer tipo de manifestação era alvo de represália por parte dos militares, ninguém podera sequer demonstrar ser opositor a esses, do contrário, poderia sofrer pesadas consequências. nesse [Nesse] momento nem voto daqueles que eram mais privilegiados houve, pois os pol´ticos eram escolhidos por aqueles que ocupavam altas patentes na hierarquia militar.
Sendo assim, é notável e lamentável a forma a forma como a palavra democracia fora empregada no Brasil até porque houve uma grande perca do seu real significado [vírgula] que é, governo [sem vírgula do povo e não de uma minoria. Diante disso é muito importante que haja uma ética em cada indivíduo e nesse cenário em particular, a ética política, para que cada decisão tomada pelo representante do povo reflita a todos de forma igual não importando sua classe social.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum. Amplie seu nível de leitura, bem como atente ao bom uso dos sinais de pontuação, o que pode comprometer a construção de sentido de seu projeto de texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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