Atualmente, muito se tem falado sobre a palavra democracia e seu significado. Democracia é o governo do povo, para o povo, pelo povo. “Governo do povo” quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo, diretamente ou indiretamente por meio de representantes eleitos.
A Democracia surgiu na Grécia [vírgula] onde o povo fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu então, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por meio do voto - os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais. Os cidadãos tem [têm] os direitos expressos, e [sem vírgula]os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade através da Constituição de 1984.
A democracia brasileira é relativamente “jovem”, e [sem vírgula]apresenta aspectos bastante peculiares. A representatividade ineficaz dos governantes, a fraqueza ideológica das siglas partidárias e a obrigatoriedade do voto, resultam [sem vírgula] em uma dissonância da democracia, em sua essência, com a democracia que, atualmente, rege o Brasil. Atualmente nas democracias modernas tanto homens como mulheres participam das decisões políticas. Ou [vírgula] seja, a democracia não exclui as pessoas pelo sexo, como acontecia com as mulheres e pela condição social, como acontecia com os escravos e estrangeiros.
Portanto, se a democracia brasileira continuar sendo regida diante da vontade da alta elite, e [sem vírgula] não ser respeitada de acordo com a constituição [letra maiúscula], as consequências será [serão] inúmeras, incluindo uma possível volta á [à] ditadura e uma nova exclusão popular. O poder está na mão do povo. Deve-se pensar muito bem ao escolher os seus representantes, é o futuro do país que está em jogo.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações pertinentes ao tema proposto. No entanto, atente ao bom uso da vírgula, o que pode comprometer a construção de sentido de seu texto, e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |