Há muito tempo na Grécia antiga, houve a necessidade de cidadãos fora da política participarem das decisões, desde então, surgia a democracoa. Antes mesmo do Brasil ser replública, ela já vinha sendo discutida. Mas na forma de governar, será que o significado da democracia é manipulado?
A democracia, é [sem vírgula] uma forma de administrar e organizar a socioedade ,em que com ela, o [sociedade e, com ela,] indivíduo é permitido argumentar, fazer escolhas. Infelizmente nem sempre foi assim no Brasil, até se conquistar o que tem hoje, houveram [houve] muitas revoltas públicas.
Nos tempos coloniais, quem governava tinha seu próprio jeito de administrar, [ponto final] no interior das câmaras [vírgula] eles mesmos que impunhavam as leis e decidiam o que fazer,o que gerou revolta. Como no caso da inconfidência mineira, os iluministas eram oposição aos políticos pela cobrança [de] alta de impostos, apesar de não obter tanto resultado, a inconfidência motivou outros movimentos.
Hoje o Brasil enfrenta problemas de economia,estrutura e social. Os cidadãos tem [têm] o poder nas mãos para modificar essa situação [vírgula] mas as [às] vezes [vírgula] falta neles enxergar o que se passa no país e ter argumentos para defender.
Além disso, não basta querer que o país mude, é necessário participaçao de todos na política. Quem está fora do governo tem o poder de impedir a manipulação da democracia. Isso cabe também aos governadores, não visar apenas seus direitos [vírgula] mas acolher a participação dos brasileiros.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum. Além disso, atente ao bom uso da vírgula, o que pode comprometer a construção de sentido de seu texto, e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |