Segundo o dicionário,democracia é um sistema político em que o povo exerce a soberania,elegendo seus representantes por meio de eleições periódicas. Também há liberdade de expressão e não deve haver distinções de classes. A sociedade vive em conflito por discutir tais características :unas [uns] a defendem,outros a criticam. Eis o grande paradoxo.
É essencial resgatar fatos históricos ,pois a democracia foi moldada para chegar ao que vemos hoje. Na primeira constituição [letra maiúscula],em 1824,o direito ao voto estava relacionada [relacionado] à renda anual,em 1891,estava restrito aos homens. As mulherem conquistaram esse direito em 1933 e os analfabetos apenas em 1988.
Hoje a democracia abrange quase tota a população,porém boa parcela dela diz-se estar insatisfeita. Os brasileiros vivenciam um momento extremamente delicado na política,uma vez que ocorrem inúmeros protestos. Alguns deles são a fovor [favor] do governo Dilma,enquantio [enquanto] outros são contra,pedindo o impeachment.
Toda essa situação enfraquece o governo,o que traz como consequência contradições em torno da população. Vale ressaltar que [vírgula] na maioria das vezes,a elite,através da mídia,tenta alienar as pessoas a fim de alcançarem seus objetivos.A atual presidente trouxe muitos benefícios à camada popular,como por exemplo,o aprimoramento de leis trabalhistas.
Com a enorme disponibilidade que os meios de comunicação oferecem,cada indivíduo recebe uma grande quantidade de informações de uma só vez,não procurando saber se a fonte é confiável.Acabam por serem influenciados e contagiados pelo senso comum,sem qualquer tipo de abordamento crítico.
Portanto,é imprescindível a colaboração da sociedade,que deve buscar a melhor estratégia para lutar por seus direitos,e, [sem vírgula] claro,sempre estar atenta a que tipo de informação recebe,priorizando a qualidade em detrimento da quantidade.Somente desta [dessa] forma alcançaremos o êxito da democracia.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e procure ampliar seu nível de leitura para, consequentemente, ampliar sua capacidade de argumentação e senso crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |