Em meio a [à] crise econômica e acarretado à isso, política, muitos sé discutido acerca da ameaça contra o regime democrático, uma delas foi expresso [express]a pela ONU- Organização das Nações Unidas- que fez um apelo para que a crise não se transforme em confronto social e coloque em risco os princípios democráticos do país. A democracia na nação foi recém conquistada [recém-conquistada] e já traz preocupações quanto a seu futuro.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do [de governar por meio] sufrágio universal, que no Brasil consiste direitos à todos acima de 16 anos. Porém, a democracia na nação apenas teve início no governo de Getúlio Vargas, em 1930, e durou até o governo de João Goulart [vírgula] quando só foi retomada em 1986 com o primeiro presidente eleito, de forma indireta, após o golpe militar. Para que essa retomada ocorresse foram muitos os movimentos que ocorreram na nação como as "Diretas Já"e o "Movimento tropicalista", este com a celebre [célebre] música que marcou o momento histórico, "Calice [Cálice]" [vírgula] de Chico Buarque.
O enfoque na mídia no atual cenário político está no processo impeachment da presidenta Dilma Rousseff que transita no Senado. Entretanto, são muitos os que questionam a verecidade desse processo, entre eles, o jornal The New York Times [vírgula] que afima “Incapazes de acusa-la [acusá-la] por corrupção, seus adversários estão tentando impeachment por manipulação orçamental". Não obstante, essa não é a única ameaça ao sistema democrática [democrático.], em meio a crise política na nação, há uma parcela que está reivindicando a ação das forças armadas no sistema republicano brasileiro; movimentos que são similares à "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" e mostram o quão semelhante é a crise atual quando comparada a [à]do governo de João Goulart.
Infere-se, desse modo, a necessidade da garantia do Estado Democrático de Direito, cujo as [cujas] funções típicas e indelegáveis do Estado são exercidas por indivíduos eleitos pelo povo. Deve-se, portanto, haver uma luta da população para ´[que] haja a permanência desse direito. Afinal, a guisa de Rui Barbosa, quem não luta pelos seus direitos não é digno deles.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas apresentou graves problemas de escrita. Cuidado com o mau uso dos sinais de pontuação e certique-se de que você tem construídos frases com sentido.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |