O regime democrático foi inserido no Brasil há algum tempo e hoje é o próprio sistema do governo, que tem por significado “o governo do povo”. Desde sua inserção no país, é passível de muitas críticas, pois é exercido com muita corrupção e com poder limitado do povo de influenciar e monitorar as decisões políticas. Esse quadro tem sido questionado pela população insatisfeita.
A democracia não precisa ser direta- quando o povo toma as decisões do país- até porque não são todos os cidadãos que estão aptos para realizarem tal função, pode-se dizer que pouquíssimos, [ponto final] portanto, ela pode ser indireta-quando o povo elege um representante seu- ou semidireta (quando na democracia indireta o povo exerce [tem] mais participação na decisão de leis). Se cidadãos unirem-se sabiamente para eleger candidatos que governem para o bem comum da sociedade, problemas como a pobreza e a fome seriam diminuídos.
O povo precisa submeter-se aos governantes que elegeu, obedecendo as [às] leis e mantendo o respeito, mas ele também pode manifestar sua indignação caso o governo esteja corrupto e imoral. Os protestos e manifestações devem ocorrer- aliás, eles já sacudiram a política em momentos históricos, como na França durante a queda da monarquia-, mas tendo bom senso, sendo a violência um caso importantíssimo a ser evitado, tanto pelo governo, quanto [sem vírgula] pelo povo.
Portanto, diante das corrupções, das desigualdades socioeconômicas e a pobreza no Brasil, os brasileiros devem tomar posição de um povo consciente politicamente, elegendo por merecimento os governantes e sendo ativos para participarem de discussões políticas e luta por direitos, assim, podemos ter uma sociedade melhor.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Lembre-se de que não basta afirmar, é necessário apresentar bons argumentos que sustentem suas colocações.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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