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Democracia brasileira: perspectivas

Enviada em: 13/04/2016

Status:

Corrigida
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     Liberdade, deireitos [direitos] e igualdade são exemplos das conquistas de um mundo sem diferenças,onde a população é a voz do poder,por meio dos seus representantes,algo que nem sempre é verídico.No período neolítico houve a necessidade da criação de um estado para ser o líder de um novo estilo de vida adotado até hoje. Do nomadismo para a procura da melhora de vida, sendo um fator preponderante para o surgimento de problemas como a desigualdade e a corrupção.

     Nesse ínterim, as diferenças econômicas e de gênero são evidentes, [ponto final] segundo a ONU o Brasil esta em 8 [está em 8º] lugar das nações mais desiguais do mundo.Não só a má distribuição de renda bem como as diferenças raciais dificultam a igualdade de um status social elevado,pois,enquanto o primeiro, tem acesso a  [à] educação de qualidade sendo a classe alta, a população carente sofre com a falta de estrutura nas escolas públicas .E o segundo,tem [sem vírgula] menos oportunidade no mercado de trabalho devido o [ao] preconceito racial.

     Ademais,não apenas as desigualdades, como também a falta de ética [vírgula]  dificultam a expectativa de uma sociedade mais democrática.Visto [vírgula] que, a necessidade de alcançar maiores padrões de vida de forma mais fácil e rápida leva  a pratica [à prática] de ações ilegais como a corrupção ,praticada por autroridades que usam o dinheiro público para seu próprio beneficio,bem como o famoso “jeitinho brasileiro” na sonegação de impostos,dinheiro esse que seria usado na construção de escolas e hospitais.

     Portanto, apesar das mudanças positivas da pré-historia ao mundo moderno,é preciso a interação dupla entre os movimentos sociais, na conquista da igualdade e no combate ao poder desonesto, junto ao estado na melhora das instituições públicas para que todos consigam ter acesso ao mercado de trabalho de forma igualitária.Pois, como dizia John Locke “O poder não é só dos soberanos mas de todos”.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas apresentou problemas ligados à coesão e coerência. Sua linha de raciocínio não ficou clara e o mau uso dos sinais de pontuação prejudicaram a construção de sentido. Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente