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Democracia brasileira: perspectivas

Enviada em: 13/04/2016

Status:

Corrigida
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Diante de um cenário de crise política e de grandes instabilidades [vírgula] as pessoas estão bastante discutindo o termo “democracia”. O descontentamento com as instituições públicas e os escândalos de corrupção, tem [corrupção têm] mostrado a insatisfação popular e a fragilidade do regime democrático brasileiro. Diante disso, a jovem democracia precisa se reorganizar e priorizar melhores condições para o seu andamento.

O processo democrático vai muito além do simples ato de votar, envolve uma participação popular muito mais abrangente. Pois, além de ser um princípio ativo do governo, a mobilização popular, favorece [sem vírgula] uma maior responsabilidade cidadã e um conhecimento apurado das condições sociais e políticas do país. Portanto, cada cidadão deve [vírgula]  além de fazer uma boa escolha dos seus governantes, se manifestarem [manifestar-se] ativamente contra os problemas de corrupção e de transparência dos órgãos públicos. Mas essa condição se tornará uma realidade, quando [sem vírgula] a comunidade se reiterar dos seus direitos e deveres,exercendo uma democracia de forma continuada.

 No entanto, a desigualdade educacional presente no Brasil, impossibilita [sem vírgula]  que a população tenha o conhecimento necessário para exercer a participação política de forma plena. Esse fato é totalmente contraditório, pois não há democracia sem povo, [ponto final] o próprio significado da palavra democracia, que é de origem grega, diz “governo do povo”. Mas, infelizmente [vírgula] a grande realidade vivenciada pela população brasileira é o poder limitado de monitorar e influenciar as decisões do governo. Ou seja, [governo, ou seja] o poder ainda continua sendo exercido por grupos menores, preocupados em não permitir que o povo se envolva nos assuntos políticos. 

A falta de transparência das instituições públicas e a corrupção são características do regime que não trás [traz] boas perspectivas. Por isso, a população deve se utilizar de outros meios, como os plebiscitos, para que se faça ouvir a voz do povo. Desse modo, precisa-se diminuir ao máximo a desigualdade educacional brasileira para que haja uma plenitude cidadã e uma verdadeira democracia. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum. Assim sendo, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Lembre-se de que não basta afirmar, é necessário apresentar bons argumentos que sustentem suas colocações. Além disso, atente ao bom uso dos sinais de pontuação, o que pode comprometer gravemente a construção de sentido de seu texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente